Entrou em pauta na Casa de Leis piraiense, o projeto de lei que torna obrigatório o ”teste do coraçãozinho” nas crianças recém-nascidas em Piraí do Sul. A proposta de autoria do vereador Dalney Bueno determina a realização do exame em maternidades e no hospital municipal, após as primeiras 24 horas de vida do bebê. O texto foi apresentado na reunião plenária da última segunda-feira (17).
A “oximetria de pulso” ou teste do coraçãozinho serve para identificar o nível de saturação de oxigênio no sangue da criança, como forma de diagnosticar problemas cardíacos em bebês. A partir do procedimento é possível realizar com antecedência o tratamento das alterações cardíacas detectadas.
De acordo com o vereador Dalney, é fundamental a execução do exame antes da alta hospitalar, para minimizar os riscos de defeitos congênitos e, consequentemente, reduzir o número de ocorrências infantis decorrentes de cardiopatias. “É um diagnóstico simples, mas muito eficaz para reduzir os índices de mortalidade infantil. Tenho certeza que o exame vai preservar muitas crianças de problemas cardíacos”, acredita. A proposição segue para ser estudada internamente pelos vereadores. A Câmara terá um prazo de 45 dias para apreciar o assunto.
Fonte: Câmara Municipal de Piraí do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário