Entrou em trâmite na Câmara de Vereadores, a proposta de lei que dispõe sobre a implantação da disciplina de educação no trânsito nas escolas municipais de Piraí do Sul. A proposição estimula as instituições de ensino a debater em sala de aula, conteúdos que agreguem a sinalização e a prática de boas condutas no trânsito. O projeto de iniciativa do vereador Dalney Bueno foi apresentado na sessão plenária da última segunda-feira (25) e segue para a avaliação das comissões internas.
O programa determina que as escolas incluam a matéria na grade de ensino, com carga horária mínima de uma hora por semana. A disciplina deve abordar temas teóricos e práticos sobre legislação do trânsito, direção defensiva, respeito com o pedestre, proteção ao meio ambiente e cidadania.
De acordo com o vereador Dalney, o projeto surgiu da necessidade de diminuir a imprudência e o desrespeito às legislações de trânsito. Para o autor, a educação das crianças nas escolas torna-se uma das formas de combater a violência nas estradas em longo prazo. Do mesmo modo, antecipa a formação do jovem, antes da idade da obtenção da carteira de motorista. “A idéia é colocar a criança em contato com a legislação desde cedo, para que cresça consciente sobre a sua responsabilidade no trânsito. O projeto deve contribuir para melhorar o trânsito formando motoristas e pedestres mais conscientes”, acredita.
Agências Bancárias
Foi aprovado nesta semana na Câmara, o
projeto de lei que obriga as agências bancárias a colocarem anteparos do tipo
biombo, em suas instalações de atendimento. A proposta do vereador Dalney Bueno
(PPS) busca oferecer segurança aos estabelecimentos, evitando que os usuários
nas filas visualizem operações financeiras. O documento retorna na próxima
semana ao plenário. Se a lei for aprovada, as agências bancárias terão um prazo
de 120 dias para providenciar o anteparo em seus postos de atendimento.
* Fonte: Site da Câmara Municipal de Piraí do Sul