25 de janeiro de 2011

Sugestões

Vereador solicita instalação de “Radar” na entrada das Brotas

.

Nesta semana, o vereador Dalney Bueno (PPS), Presidente da Câmara Municipal, encaminhou um ofício ao Deputado Estadual Marcelo Rangel (PPS – Ponta Grossa). Bueno solicitou ao parlamentar que interceda junto à Empresa Rodonorte, para a instalação de Redutores de Velocidade, “Radar”, nas proximidades da rotatória que dá acesso ao Parque das Brotas. A proposição visa proporcionar maior segurança aos pedestres que utilizam o local.


.Conforme o vereador, o trecho serve diariamente como ponto de lazer dos piraienses, com a prática de caminhadas, corridas e ciclismo. Dalney entende que o trevo que dá acesso ao bosque é bastante perigoso devido ao movimento constante de automóveis na PR 151. “No trecho não existe nenhuma passarela de travessia de pedestres, o que coloca em risco os moradores que precisam adentrar diariamente ao parque”, explica o vereador.


.Água e Esgoto:


.Também nesta semana, o vereador Dalney Bueno (PPS) solicitou à Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) para que atenda a oito residências situadas na Rua Claudia Petrobelli Mongruel (Rua que dá acesso ao bairro Três Santas), com ligações de rede de água e esgoto. Segundo o vereador, a falta do benefício tem prejudicado uma série de moradores do local.

10 de janeiro de 2011

Segurança

Segurança: ações eficientes e envolvimento

Por Dalney Bueno - Texto publicado no Jornal da Manhã, Ponta Grossa, PR

Um dos principais temores da sociedade brasileira é a falta de segurança. A cada dia que passa, aumentam os casos de violência e de criminalidade. Somado a isto, há séria carência de investimentos do setor. Por exemplo: em um município como o de Piraí do Sul, o número do efetivo das polícias civil e militar é insuficiente para atender a demanda; a delegacia carece de melhores estruturas; a quantidade de viaturas ainda é pequena para atender as ocorrências e etc.
.
A melhoria da qualidade de vida de uma comunidade depende de investimentos destinados à área de segurança. Conhecer as deficiências é um dos passos, mas não é o suficiente. O papel do legislador e administrador público, como agente da política, ganha importância na medida do seu envolvimento com a comunidade. É necessário um comprometimento sério do Poder Público, com a elaboração de ações práticas e eficazes, livres de quaisquer interesses políticos.
.
Por outro lado, falta uma participação mais ativa do cidadão. A segurança é responsabilidade de todos e depende de uma vontade coletiva, da soma dos esforços. A sociedade não pode tolerar a desordem, ser omissa e aceitar atos que contribuem para a violência.
.
Por isso, devemos estar conscientes, para sempre elegermos candidatos comprometidos e com projetos sérios para a área de segurança pública. Quem souber traduzir os anseios dos cidadãos, transformando o entendimento em ações, fatalmente irá ao encontro do consenso popular.